segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Opinião - Nós Por Cá ... Vamos Indo

Não é por ser Segunda feira e o Humor ter tirado férias ... mas há dias em que é que é chocante o desnorte em que se vive aqui neste pedaço de terra onde viveram tão grandes Conquistadores.
Estou bem preocupada com algo de que quase não ouço falar e que nos afecta praticamente a todos: a Segurança Social.

A S.S. já apresentava sinais problemáticos há uns anos a esta parte porque, diziam, os fundos e as contribuições recebidas não eram suficientes para garantir as pensões de reforma e invalidez da geração actual das pessoas que vêem uma fatia significativa do seu ordenado (11%) irem obrigatoriamente para essa entidade.

Ou seja, de um salário de mil euros, por exemplo, 110 euros não recebemos porque a entidade patronal tem que entregar em nosso nome essa verba à Segurança Social. E, "ainda por cima" - aqui aplica-se muito bem esta frase - a entidade patronal ainda tem que pagar mais 237,50 euros. Para quê?

Supostamente para termos garantido - diz o Estado - uma pensão quando nos reformarmos... ou em caso de invalidez... ou de desemprego...

Mas, como um desenho humorístico recente resumia sobre o «caso Madoff», dois matulões interrogavam o Bernard L. Madoff:- Onde é que aprendeu a pagar a investidores antigos com dinheiro de novos investidores?

Encandeado com um foco de luz a apontar-lhe a cara, Madoff responde-lhes:- Com a Segurança Social!

Isto não é nada de novo!!!!

O Sr. Madoff, que chegou a ser presidente do mercado bolsista Nasdaq, actuou impunemente durante mais de uma década, liderando uma roubalheira, porque de um ladrão se trata, de dimensão global: no mínimo 50.000 milhões de dólares. O impacto no nosso país será de, pelo menos, 76 milhões de euros.

Mais uma vez ficou patente que a derrocada é inevitável quando a liderança dos Deveres é substituída pela liderança dos Direitos, apenas e só dos Direitos, porque quando assim é está sempre enferma de Irresponsabilidade, de Vaidade, de Indiferença!

Essas “lideranças dos direitos insaciáveis” já são do foro psiquiátrico: estamos a lidar com doentes mentais.

Medina Carreira chama os bois pelos nomes na entrevista que deu ao «Nós por cá», nesta entrevista relembrou que já Rafael Bordalo Pinheiro chamava no fim do século XIX a "porca da política" e a economia era uma "galinha choca".

Medina Carreira comparou a política actual a uma "santola só com casca".

E continuamos a dizer: Nós por Cá vamos indo ….

Como tão bem dizia Burke, para que o mal triunfe basta que as pessoas de bem não reajam!

Sem comentários: